domingo, 10 de julho de 2011

Museu dos Imigrantes - Italianos, Japonêses, Poloneses, Americanos etc..

Hoje estava teclando com o amigo "Matteo" da Itália, e falamos sobre lugares, museus etc. então passei o endereço do meu blog para que ele conheça alguns lugares através do meu olhar...
Passeando pelo meu álbum de fotos resolvi postar sobre o MUSEU DO IMIGRANTE  nome que todos conhecem mas o nome certo mesmo é MEMORIAL DO IMIGRANTE.


Levei uns amigos para conhecer, Samuel e Robson e também meus primos Ziza (Adenilsa e Albes), todos ficaram encantados, fica ao lado da estação do Brás e ninguém imagina a riqueza que se guarda ali.
O Memorial do Imigrante é uma instituição pública localizada na sede da extinta Hospedaria dos Imigrantes, no bairro da Mooca, na cidade de São Paulo, onde se concentra grande quantidade de documentação sobre a imigração para o Brasil na passagem do século XIX para o XX.
Todos os domingos e feriados os visitantes do Memorial podem fazer um passeio de trem, e ter a oportunidade de fazer uma viagem no tempo. Em uma plataforma com ambientação dos idos de 1900, vêem chegar a fumegante maria–fumaça puxando um carro bagagem, correio e chefe–de–trem de 1914, um carro de passageiros de segunda classe, de 1900; e um carro de passageiros de primeira classe, de 1914 todos inteiramente restaurados no Memorial.






Eu e o Samuel fazendo um Tur no trem Maria Fumaça ...



 Trata–se de uma das mais perfeitas e românticas reconstituições de época de todo o Estado de São Paulo.

A composição ferroviária funciona aos domingos e feriados, das 10:00 às 17:00 horas, transportando os visitantes do Memorial por trajeto de mil metros, com duração aproximada de 20 minutos. A operação está a cargo de apaixonados profissionais, todos membros da ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária – Regional São Paulo).


Albes, Ziza e Eu dentro do trem Maria Fumaça... a sensação é única..



   Equipamentos fotográficos da época, moveis, malas, objetos médicos etc...
     Globo Terrestre mostrando a rota dos imigrantes..

Texto de 1908 diz: "A Hospedaria de Imigrantes da capital de São Paulo, construída e inaugurada sob a presidência do Exmo. Sr. Conde de Parnaíba, em execução da Lei nº 56, de 21 de março de 1885, é destinada a receber os imigrantes procedentes do estrangeiro ou de outros Estados da União, que, agenciados em seu país ou viajando espontaneamente, procuram o Estado de São Paulo, a fim de localizarem–se na lavoura, nos núcleos coloniais ou nas indústrias. Começava a funcionar a Hospedaria de Imigrantes e quase três milhões de pessoas passariam por estas dependências nos seus 91 anos de existência.
Hoje o prédio abriga o Memorial do Imigrante.



Bondinho Eu e o Sam.

    Robson e Eu passeando de Bondinho... espetacular....


 Além de abrigar todo o acervo histórico da hospedaria, abriga também algumas salas quem contam fatos dramáticos da história, como a Segunda Guerra Mundial, que acabou ocasionando os desastres de Hiroshima e Nagasaki no Japão.

 O visitante também tem a oportunidade de fazer uma viagem de volta ao passado e reviver o início do século XX nos passeios de bonde e maria-fumaça. A estação ferroviária foi recriada no local para ambientar o percurso que vai até a Rua da Mooca. Foram reconstituídos o carro-bagagem, o carro de passageiros de segunda classe, de 1900, e um outro de primeira classe, de 1914, da antiga São Paulo Railway. Para os amantes de outras épocas, todo dia 25 de janeiro é realizado o “Encontro de Carros Antigos
                                          O jardim é magnífico...

Possui uma pequena fazenda de café, lanchonete, e um passeio de Maria Fumaça. Passeio que proporciona aos visitantes ver como era o transporte público e as viagens da época.




O Memorial ainda serve como hospedaria, não para imigrantes, mas sim para moradores de rua, que recebem comida e abrigo. Essa hospedaria está localizada em uma rua que da acesso à Radial Leste, outra entrada do Memorial do Imigrante.


Memorial do Imigrante

Rua Visconde Parnaíba, 1316 - Mooca - São Paulo

 (11) 2692-6507
Fonte: http://www.wikipedia.org

Nenhum comentário: