segunda-feira, 22 de junho de 2009

VISITA AO MASP - 2


Há um bom tempo estou trabalhando sobre reciclagem com os alunos a fim de concientizá-lo para um mundo melhor. E agora com esta visita ao Masp, não acreditei no que estava vendo... a cameçar pelo tema da chamada, vejam vocês. rsrs.

Masp tem exposição com 131 obras de Vik Muniz

É a maior mostra já dedicada à obra do artista plástico paulistano, conhecido pelo uso de materiais inusitados. Depois de passar pelos Estados Unidos, Canadá, México e Rio de Janeiro, chega ao Masp a mostra Vik. A exposição traça a trajetória do paulistano, um dos maiores nomes da arte contemporânea mundial, com 131 de suas obras, feitas com técnicas variadas e materiais inusitados. Entre os trabalhos estão retratos como o de Che Guevara desenhado com geleia e o de Elizabeth Taylor montado com centenas de pequenos diamantes. ( muiiiiiiiito lindo ...)




A exposição tem ainda três vídeos realizados pelo fotógrafo Fabio Ghivelder, com registros do processo criativo de algumas séries do artista. Um desses vídeos é exibido em um monitor de plasma no chão para que o espectador possa compartilhar o ponto de vista de Muniz ao fotografar, de cima, as obras da série Pictures of garbage (onde catadores de lixo encarnam personagens de obras consagradas, recriadas com o material recolhido do próprio aterro sanitário onde trabalham).



Filho de um garçom e uma telefonista, Vik Muniz nasceu e foi criado em São Paulo, mas mudou-se para os Estados Unidos inesperadamente em 1983. A oportunidade de mudança de país surgiu após um acidente. Depois de apartar uma briga na rua, Muniz acabou sendo atingido por um tiro na perna. O autor do disparo era a vítima e, para compensar o transtorno, o homem ofereceu-lhe uma quantia em dinheiro, o que financiou sua viagem. Hoje é este fenômeno... vale apena ver e se impressionar como eu e meus alunos. Agora voltando para no nosso núcleo percebemos o quanto podemos fazer para ajudar a "SALVAR NOSSO PLANETA".

A que eu mais gostei foi o mapa mundi feito de sucata de computadores rs.rs. será por que trabalho no laboratório de informática?.

Museu de Arte de São Paulo









São Paulo - MASP





É estranho pensar que moro à varios anos em São Paulo e no entanto ainda não tinha ido ao MASP, até tentei ir ver as obras de Monet mas como era o último dia as filas estavam quilometricas, por isso desisti, mas agora resolvi ir com os alunos. A professora Eliane da Sala de Leitura estava planejando há algum tempo e na sexta-feira dia 18 de junho de 2009, de manhã, fomos a este "tur cultural" visita o Masp. Às 10:00 já estávamos na Paulista. Como eu gosto dessa avenida. Eu nunca havia ido ao Masp. Acho que só a arquitetura vale. Aquele vão-livre é de um bom gosto sem tamanho, a simplicidade das linhas e os pilares que deixa uma estrutura quadrada tão leve.E eu sabia, que daqui a pouco eu ia ver um Monet e um Picasso. Nossa... chegamos o nome da obra é "A Canoa sobre o Epte "é impressionante a pintura de perto é difusa e à medida que você se afasta ela ganha definição. Eu sei que essa técnica tem um nome, mas eu não sei mesmo. Também vimos o Picasso fase azul que havia sido roubado e vários outros artistas.