quinta-feira, 24 de setembro de 2009

JARDIM LUZ - SÃO PAULO - 2009



O Jardim da Luz é o mais antigo Jardim Público da cidade, este parque tem especial significado para a história de São Paulo. Data de 1798/99 a idéia de estabelecer o "Jardim Botânico da Luz", sua inauguração, porém, só aconteceu em 1825 e era o único local de divertimento e descanso da população. Sua utilização como "Jardim Botânico" logo foi abandonada e, em 1838, tornou-se simplesmente um "Jardim Público". Data de 1875 a solução definitiva para o abastecimento de água do parque, que vinha passando por modificações desde 1868. Nessa ocasião o Jardim já encontrava-se totalmente cultivado e arborizado e foram implantadas também as 4 estátuas, representando as estações do ano, e as 2 referentes à mitologia – Vênus e Adonis – vindas do Rio de Janeiro.

Muito importante também foi a nomeação, no início do século, de Antonio Etzel como administrador do Jardim da Luz, pois foi ele quem introduziu um novo traçado para o Jardim, como ruas circulares arborizadas, grandes gramados ao estilo inglês e bosques, bem como construiu a nova residência (1901), o Coreto (1902), o quiosque (1903), formou um "mini-viveiro" onde cultivava plantas e flores que eram transplantadas para os canteiros dos jardins e um "mini-zoológico", com capivaras, veados e aves exóticas, entre outros.

Etzel administrou o parque até 1930 e, a partir desse ano, com a retirada dos muros e gradis e dos animais que compunham o zoológico, o Jardim da Luz entrou em processo de deterioração, tornando-se, cada vez mais, simples local de passagem. Em 1972 o Jardim recebe novo tratamento de limpeza e recuperação e é novamente cercado com grades e portões, passando para a administração do DEPAVE e recebendo a denominação de "Parque da Luz". A área é tombada pelo CONDEPHAAT através da Resolução nº 31, de 08/08/81, e pelo CONPRESP através da Resolução nº 05/91 tombamento "ex-offício". Seu uso é regulamentado pelas Portaria nºs 23/Depave/78 e 95/DEPAVE/83.

Área

O parque tem totais 81.758 m2, entre os quais 48.376 m2 de vegetação implantada, 29.422 m2 de caminhos, 3.068 m2 de lagos e 892 m2 de edificações.

Flora

Extremamente diversificada, a vegetação do parque é composta, em sua maioria, por espécies exóticas e algumas nativas. São árvores que chamam a atenção por seu porte e exuberância, proporcionando um espetáculo interessante aos que contemplem suas alamedas. Destacam-se principalmente o chichá, a nolina e o pau-ferro, localizados próximo à administração e coreto; as figueiras, próximas à lateral da Pinacoteca, Parque infantil e Ponto chic; as palmeiras reais espalhadas pelo parque; o alecrim de campinas, na alameda principal da entrada; e a rara Brownea ou sol-da-Bolívia e o eucalipto vermelho, perto do playground.

Fauna

Foram catalogadas mais de 40 espécies de aves, entre elas sabiá-laranjeira, sanhaço, chupim, bem-te-vi, periquito verde e rolinha-caldo-de-feijão, além de algumas aves aquáticas, como socó-dorminhoco e biguá, e ornamentais, como marreco-mallard e galinha d'angola. Foram detectados ainda alguns peixes (carpas e tilápias) nos espelhos d'água e dois exemplares de sagui-de-tufo-branco, que são originários do nordeste brasileiro. O destaque, porém, é para as 6 preguiças que vivem na chamada alameda de figueiras, espécie que provavelmente habita o parque desde a época em que era "Jardim Botânico".

Infra-estrutura

Área para apresentações na praça do Ponto Chic; coreto; bicicletário para 10 vagas; 2 comedouros para pássaros; 21 bebedouros; sanitário; 19 lixeiras; 3 mesas; 166 bancos.

Lazer

2 playgrounds; tanque de areia.


Paisagem

2 espelhos d´água, 2 lagos.

Freqüência de Usuários

Terça a sexta-feira:1.000
Sábados:3.000
Domingos e feriados:3.600

Endereço

Praça da Luz s/nº Bom Retiro CEP: 01122-000 Tel. (0xx11) 227-3545
Horário de Funcionamento: de Terça a Domingo das 10h às 18h
Situado na área de atuação da Administração Regional Sé
 fonte: http://www.sampa.art.br/parques/jardim_daluz.php

Nenhum comentário: